Ciclistas dos clubes de Loulé e de Tavira disputam Volta a Portugal de Juniores

Ciclistas dos clubes de ciclismo de Loulé e de Tavira vão disputar a sétima edição da Volta a Portugal de […]

Ciclistas dos clubes de ciclismo de Loulé e de Tavira vão disputar a sétima edição da Volta a Portugal de Juniores, que vai disputar-se entre 30 de Agosto e 2 de Setembro. Vão participar vinte equipas, 17 portuguesas e três galegas, num total esperado de 123 corredores.

A prova-rainha do ciclismo de estrada para a categoria júnior terá quatro etapas, somando 352,5 quilómetros, distribuídos por três etapas em linha e por um contrarrelógio individual. A primeira tirada tem partida e chegada no concelho de Sabugal.

O tiro inicial está marcado para as 12h45, no Centro de Negócios do Soito, e a meta será cortada às 15h30, depois de percorridos 116,6 quilómetros, na Avenida 25 de Abril, na sede do concelho. Duas contagens de montanha de segunda categoria deverão permitir fazer a primeira triagem de valores.

A segunda etapa levará o pelotão de Constância até Alcobaça, ao longo de 111,5 quilómetros. A partida será dada às 12h30, no Posto de Turismo, prevendo-se a chegada à sede do Clube de Ciclismo de Alcobaça para as 15h20, com a meta a coincidir com um prémio de montanha de terceira categoria.

A terceira etapa marca o regresso de uma marca histórica da modalidade ao convício velocipédico. Os corredores vão partir, às 12h30, das instalações da Sicasal, em Vila Franca do Rosário, tendo pela frente 108 quilómetros até ao Monumento à Batalha do Vimeiro, nesta freguesia do concelho da Lourinhã, onde deverão chegar cerca das 15h20, num dos mais míticos locais anualmente visitados durante o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho.

As decisões estão guardadas para a última etapa, um seletivo contrarrelógio de 16,4 quilómetros, correspondentes a duas voltas ao tradicional Circuito de Torres Vedras, incluindo a escalada da serra da Vila. O primeiro corredor parte às 9h30.

A organização da Volta a Portugal de Juniores resulta de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e a União Desportiva do Oeste.

 

Equipas participantes:

Belalgas/Mato Cheirinhos/Milharado,

Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel,

CC José Maria Nicolau,

CC Avidos/Metalização A. Lemos,

CC Barcelos/AFF Electrodomésticos,

Vulcal/Inplénitus/CC Centro,

Neves/Vauner/Ramalde, Gondomar Cultural,

CC Tavira,

Liberty Seguros/Feira/Specialized,

CYR/Ferrindal/Lousa, Seissa/Roriz/Torres,

Alcobaça CC/Crédito Agrícola,

Expert Rosal,

CC Loulé,

ASC/Real Objectiva,

Mortágua,

Fundación Oscar Pereiro/Super Froiz,

CC Spol

Escola Nacional de Pista/Liberty Seguros.

Comentários

pub