Tavira deu novo passo para criar «clima de negócios» no Concelho

Tavira deu ontem mais um passo para se tornar um concelho mais atrativo para as iniciativas empresariais de base tecnológica […]

Tavira deu ontem mais um passo para se tornar um concelho mais atrativo para as iniciativas empresariais de base tecnológica e indústrias criativas. O município algarvio formalizou uma parceria com o New Jersey Institute of Technology (NJIT), que permitirá usufruir da experiência desta instituição de ensino superior norte-americana na instalação e dinamização da incubadora de empresas que a autarquia tavirense vai criar.

Este foi «mais um passo» para criar «um clima de negócios» em Tavira, considerou o presidente da Câmara de Tavira Jorge Botelho. A incubadora de empresas vai ser instalada no Parque Empresarial de Tavira e gerida pela Empresa Municipal Parques Empresariais de Tavira (EMPET).

Na sexta-feira, após a primeira sessão do ciclo de conferências «Ativar Tavira», foi dado um passo fundamental para a instalação da incubadora, com a assinatura do Memorando de Entendimento entre a Câmara de Tavira e o NJIT.

Uma parceria que se adivinha bem proveitosa para o município algarvio, uma vez que o NJIT acolhe a maior incubadora de empresas do Estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos da América (EUA) e é a “cabeça” de uma rede de incubadoras de âmbito estatal que ajuda atualmente 500 empresas a dar os primeiros passos.

Jorge Botelho foi o representante da autarquia na assinatura do memorando e garantiu que este é apenas mais um passo de uma estratégia do município para conseguir tornar-se mais atrativo para as iniciativas empresariais. «É muito importante que consigamos concretizar nesta terra as oportunidades que possam aparecer», ilustrou.

«A derrama de Tavira, que há 3 anos estava nos 1,5 por cento, o máximo previsto na lei, está a diminuir e vai desaparecer no ano que vem. Também estamos a criar condições privilegiadas nas taxas de água» e noutras áreas, para empresas que se instalem no concelho, revelou Jorge Botelho.

A vice-reitora do NJIT e diretora da incubadora de empresas ali existente Judith Sheft, além de ter representado a universidade americana na assinatura do memorando, deu a conhecer melhor a instituição que representa, numa das intervenções da conferência «Ativar Tavira».

Como recordou Judith Sheft, quando se fala de empreendedorismo, nos EUA, não se pode deixar de falar de Nova Jersey. Foi neste Estado vizinho de Nova York que alguns ícones da indústria norte-americana, como Rockfeller, os irmãos Johnston (Johnston & Johnston), Graham Bell e Thomas Edison começaram a sua atividade empresarial e a partir de onde criaram autênticos impérios económicos, que ainda hoje perduram. E foi essa nova indústria que esteve na génese da universidade, no século XIX.

Os tempos são outros e raramente bastam boas ideias de negócio e vontade para as concretizar para ter sucesso, é preciso criar condições para que estes negócios floresçam. E é precisamente isso que Tavira quer fazer.

Comentários

pub