Algarve leva quatro atletas aos Jogos Olímpicos de Londres

Dois atletas no badminton e outros dois no atletismo, na especialidade de marcha atlética – assim estão distribuídos os quatro […]

Dois atletas no badminton e outros dois no atletismo, na especialidade de marcha atlética – assim estão distribuídos os quatro atletas algarvios que integram a representação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Londres, que começam amanhã, dia 27, na capital britânica.

Ana Cabecinha, alentejana de nascimento mas há muito radicada no concelho de Olhão, de 28 anos, é atleta do Clube Oriental do Pechão, e nas últimas Olimpíadas, em Pequim, classificou-se em 8º lugar na prova de 20 km de marcha, sendo recebida em apoteose na sua terra de adoção. Uma alegria que espera agora repetir, se possível com um resultado ainda melhor.

João Vieira, nascido em Portimão, é atleta do Sporting, e irá também disputar a prova de marcha. João, que começou a praticar atletismo com o seu irmão gémeo, Sérgio, já foi medalha de bronze nos Campeonatos da Europa de Atletismo de 2006 e 2010.

O badminton é representado por dois atletas da CHE Lagoense, clube do Parchal, concelho de Lagoa, que tem sido um alfobre de campeões.

Pedro Martins (de Lagoa), de 22 anos, e Telma Santos (de Peniche, mas há dois anos radicada no Algarve), de 28 anos, são mesmo os únicos representantes portugueses nesta modalidade. São ambos estreantes nas Olimpíadas.

Pedro Martins tem um vasto palmarés nacional e internacional, ocupando atualmente a 57ª posição do ranking mundial do badminton (a sua melhor posição foi 55º em 11/11/2010). Este ano, nos Europeus de Karlskrona, onde, em singulares, chegou aos oitavos de final.

Telma Santos, nascida a 1 de agosto de 1983 em Peniche, faz 29 anos durante os JO. Tem um grande palmarés a nível nacional e internacional. É atualmente 73ª do ranking feminino do badminton.

 

As provas dos algarvios

 

Pedro Martins, 57º do ranking, vai defrontar o dinamarquês Peter Gade, antigo número 1 mundial, atual número cinco e o melhor europeu da classificação, na primeira eliminatória do torneio de badminton dos Jogos Olímpicos Londres2012, na próxima segunda-feira, às 19h44, no court 3 da Wembley Arena.

Em caso de derrota, Pedro Martins será automaticamente afastado da competição.

Por seu lado, Telma Santos, também estreante em Londres2012, foi sorteada num grupo de três jogadoras e irá iniciar a sua participação também na segunda-feira (13h42 no court 2) frente a Thilini Jayasinghe, do Sri-Lanka, que é a 118ª classificada do ranking.

Na terça-feira, também às 13h42 e no campo 2, a jogadora lusa de 28 anos, e 73ª classificada no ranking, terá pela frente a jovem tailandesa Ratchanok Intanon, de apenas 17 anos, número 10 mundial.

No grupo feminino, apenas o primeiro lugar dá acesso aos oitavos de final.

A Wembley Arena tem capacidade para 13 mil espetadores e todos os bilhetes para o torneio de badminton já estão esgotados.

João Vieira disputa a corrida de 20 km marcha, no dia 4 de agosto, nas ruas de Londres. O atleta voltará ao mesmo percurso e espera alcançar um bom lugar, na corrida de 50 km marcha a 11 de agosto.

Nesse mesmo dia, Ana Cabecinha (e ainda Vera Santos e Inês Henriques) correrão os 20 km marcha.

Comentários

pub