Parque de merendas e autocaravanismo do Pereiro já foi inaugurado

O parque de merendas e autocaravanismo do Pereiro, no concelho de Alcoutim, já foi inaugurado no sábado, dia 23 de […]

O parque de merendas e autocaravanismo do Pereiro, no concelho de Alcoutim, já foi inaugurado no sábado, dia 23 de junho.

A cerimónia contou com as presenças do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, David Santos, do presidente da Federação Portuguesa de Autocaravanismo (FPA), José Pires, do presidente da Junta de Freguesia do Pereiro António Margarida, e do presidente da Câmara Municipal de Alcoutim Francisco Amaral.

À cerimónia compareceram os habitantes da freguesia do Pereiro e já alguns caravanistas atraídos pela beleza do parque, situado junto à barragem, e pelas condições da infraestrutura, equipada também com uma plataforma para a prática informal de desporto.

O presidente da FPA felicitou a autarquia de Alcoutim pela obra, que constituirá uma mais-valia para o concelho e para os autocaravanistas, que procuram também espaços mais calmos, fora da agitação dos grandes centros urbanos.

“O parque está direcionado para o desenvolvimento económico do concelho”, acrescentou o presidente da Câmara, referindo que a freguesia do Pereiro tem sofrido, nos últimos anos, um grande desenvolvimento, com a construção da ETAR, a ligação à Águas do Algarve, a construção de habitação social, novos arruamentos, a abertura do Museu do Ferreiro e o trabalho desenvolvido por associações como a Cumeadas e a Estrela Pereirense.

Pelas mesmas razões, e pela acessibilidade que as juntas de freguesia representam junto de uma população isolada e envelhecida, o presidente António Margarida lamentou, indignado, a resolução do Governo em extinguir uma freguesia do concelho.

David Santos garantiu que a CCDR está a trabalhar no sentido de agilizar os licenciamentos de parques de autocaravanismo, em particular nas áreas de Reserva Agrícola Nacional, uma aposta que beneficia todos.

O presidente da CCDR sublinhou ainda que, embora o concelho de Alcoutim tenha perdido 20% da população, a construção de habitação aumentou também 20%.

Cerca de 40% das habitações em Alcoutim foram referenciadas como 2ª habitação, continuava, o que transmite a ideia de que está muita gente a viver em Alcoutim, embora ainda recenseada noutro concelho, nomeadamente na área metropolitana de Lisboa.

Depois da cerimónia, seguiu-se a tradicional sardinhada de S. João, organizada pela Junta de Freguesia do Pereiro e Associação Estrela Pereirense.

Comentários

pub