Obras na EN125 só serão retomadas quando concessionária ultrapassar dificuldades financeiras

As obras na EN125 serão retomadas quando a subconcessionária ultrapassar dificuldades de financiamento. Esta é, em resumo, a resposta lacónica […]

As obras na EN125 serão retomadas quando a subconcessionária ultrapassar dificuldades de financiamento. Esta é, em resumo, a resposta lacónica que o Governo deu a uma questão colocada pelo deputado comunista algarvio Paulo Sá, sobre a suspensão das obras de requalificação daquela estrada.

Em carta assinada pela Chefe de Gabinete do ministro da Economia, o Governo informa que, «de acordo com informação da EP,S.A., a conclusão das obras de requalificação da EN 125 e da ligação S. Brás de Alportel está prevista para Abril de 2013, tendo sido suspensas por questões relacionadas com o financiamento da subconcessionária, sendo retomadas logo que ultrapassadas essas dificuldades».

Em nota de imprensa, o Grupo Parlamentar do PCP salienta que, face a esta resposta, «mais uma vez, a requalificação da EN 125 é adiada. Esta situação reveste-se de particular gravidade para a região algarvia, já que a introdução de portagens na Via do Infante levou a um aumento muito significativo do tráfego na EN 125, resultando em longas filas de trânsito e ao aumento da sinistralidade nesta estrada nacional. Esta situação tenderá a agravar-se ainda mais no Verão, altura em que a população do Algarve mais do que triplica».

O deputado comunista Paulo Sá sublinha que «os sucessivos atrasos na conclusão das obras de requalificação da EN 125, assim como a insistência em manter as portagens da Via do Infante, revelam uma grande insensibilidade por parte do Governo relativamente aos graves problemas económicos e sociais que assolam o Algarve».

Por isso, salienta, «mais uma vez, o PCP reafirma a necessidade de abolir imediatamente as portagens na Via do Infante, permitindo a utilização plena desta importante infraestrutura regional, assim como de concluir rapidamente as obras de requalificação da EN 125».

As obras na EN125 foram suspensas pela empresa subconcessionária em 23 de março passado, tal como o Sul Informação revelou em primeira mão.

As obras, que estavam em curso com a construção da Variante de Faro, da Variante de Lagos, do nó da Praia da Luz e da requalificação do troço entre Lagos e Vila do Bispo, com a construção de diversas rotundas, bem como da Variante a S. Lourenço/Troto e da Variante à EN395 entre Guia e Albufeira, estavam já a avançar a um ritmo muito lento nas últimas semanas antes da suspensão.

Em resposta a um pedido de esclarecimento por parte do Sul Informação, o concessionário Rotas do Algarve Litoral, do Grupo Rodoviário Rotas Regionais, adiantou, no próprio dia 23 de março, que a «subconcessionária do Algarve está a tentar ultrapassar os problemas suscitados pelos bancos financiadores, relacionados com as sucessivas quedas de rating dos bancos».

Pelos vistos, e de acordo com a resposta do Governo, «os problemas suscitados pelos bancos financiadores» ainda não foram ultrapassados pela subconcessionária.

 

Comentários

pub