JSD/Algarve defende que «Impulso Jovem» vai ajudar jovens algarvios no desemprego

A JSD/Algarve defendeu hoje que o programa «Impulso Jovem» vai «ajudar» os jovens algarvios no desemprego e criticou aquilo a […]

A JSD/Algarve defendeu hoje que o programa «Impulso Jovem» vai «ajudar» os jovens algarvios no desemprego e criticou aquilo a que chama «visão redutora do PS/Algarve».

Em comunicado, a JSD/Algarve afirma reconhecer «o esforço do Governo ao querer dar resposta ao maior flagelo que as gerações jovens hoje atravessam em Portugal e em particular no Algarve: o Desemprego».

Na opinião dos jovens social-democratas algarvios, «o Programa Impulso Jovem, do Governo português, é uma clara resposta na aposta de combate ao desemprego jovem com eficácia, porque para além de apoiar o tecido empresarial na contratação de jovens desempregados, dá uma necessária ajuda na sustentabilidade do negócio e reforça a internacionalização».

A JSD algarvia critica «a forma redutora e simplista como os atuais e futuros dirigentes da PS/Algarve têm tratado esta questão».

Consideram mesmo que «as declarações de alguns dos principais dirigentes do Partido Socialista no Algarve revelam a falta de visão que o PS tem para a região».

Na visão dos Jotas algarvios «afirmar que o governo é insensível nesta matéria  [desemprego] quando teve a coragem de, em contra ciclo de investimento, alocar uma verba substancialmente elevada para combater o problema do desemprego, é sonegar uma realidade por puros motivos partidário».

«Esperava-se mais do partido que há um ano nos arrastou para um pedido de resgate financeiro internacional deixando a economia de rastos com elevadíssimos níveis de desemprego sem nunca ter tido a coragem de implementar um programa transversal de combate a este drama como o que agora é apresado pelo atual governo», diz ainda a JSD/Algarve.

«Mais redutora se torna a visão do PS/Algarve quando são autarcas a apontarem negativamente este programa. Devem estar certamente esquecidos que o programa de estágios profissional do governo do PS, dirigido a autarquias (o famoso PEPAL) não era de todo elegível para o Algarve».

Defendendo o programa «Impulso Jovem», os jovens social-democratas salientam que, «com a apresentação de uma estratégia de combate ao desemprego jovem e apoio às PME, o Governo apresenta um Plano diversificado e transversal que passa por medidas de apoio à contratação, à formação profissional e ao empreendedorismo e de apoios ao investimento».

E salientam que se trata de «um fundo de mais de 344 milhões de euros oriundos da reprogramação e maximização do Fundo Social Europeu e do FEDER. Deste valor, mais de 75% é elegível para jovens desempregados do Algarve».

Este Plano, continua a JSD, «tem como propósito criar oportunidades de ingresso no mercado de trabalho para os jovens portugueses, oferecendo-lhes formação prática em contexto de trabalho efetivo, sempre com o objetivo que se torne efetiva uma posterior relação laboral».

O Plano «prevê ainda a criação de mecanismos que impulsionem a contratação, incentivem o empreendedorismo jovem, facilitem o acesso ao financiamento das PME e apoiem a sua inovação e internacionalização, de forma a reforçar a sustentabilidade das empresas e incentivando à contratação laboral».

«O Plano Estratégico institui, entre outros, o passaporte para o empreendedorismo qualificado (“Portugal Empreendedor”) – destinado a abranger projetos de empreendedorismo levados a cabo por jovens ou por empresas que recrutem jovens desempregados há mais de quatro meses e com qualificações superiores. A única forma de combater eficazmente o desemprego resulta essencialmente do crescimento económico sustentável».

O programa «Impulso Jovem» é, na opinião da JSD/Algarve, «uma clara resposta na aposta de combate ao desemprego jovem com eficácia, porque para além de apoiar o tecido empresarial na contratação de jovens desempregados, dá uma necessária ajuda na sustentabilidade do negócio e reforça a internacionalização».

Comentários

pub