Grupo Galilei/Finalgarve lidera investimento de 232 milhões na Praia Grande

O Grupo Galilei/Finalgarve vai investir 232 milhões de euros num projeto turístico na Praia Grande, litoral de Silves, que prevê […]

O Grupo Galilei/Finalgarve vai investir 232 milhões de euros num projeto turístico na Praia Grande, litoral de Silves, que prevê a construção de três unidades hoteleiras, cinco aldeamentos turísticos, espaços comerciais e um campo de golfe de 18 buracos. O investimento deverá avançar para o terreno em 2013.

Nesse sentido, o Contrato de Desenvolvimento Urbano da Praia Grande foi assinado esta sexta-feira entre a Câmara Municipal de Silves, as promotoras e os proprietários aderentes.

«Este é um projeto que permite equacionar o desenvolvimento desta área específica do concelho», salientou, no momento da assinatura, Isabel Soares, presidente da Câmara Municipal de Silves.

A autarca sublinhou ainda que este empreendimento «permitirá dar maior sustentabilidade a tudo o que for planeado no que toca ao turismo e que assente no Plano de Desenvolvimento Estratégico da autarquia».

Segundo Rui Ferreira, do Grupo Galilei/Finalgarve, um dos promotores, as infraestruturas deste projeto, um dos maiores previstos para o país, serão construídas já a partir de 2013, contanto-se que em 2015, se tudo correr como previsto, possa entrar o primeiro turista nesse novo espaço, estando terminadas as infraestruturas e o primeiro hotel.

A Unidade de Execução 1 (UE1) – que inclui todas as infraestruturas gerais e vias de acesso e distribuição na área do plano, abastecimento de água, saneamento, organização dos acessos à zona de praias e respetivos unidades turísticas – será a primeira a ser posta em marcha.

Ao todo, serão investidos cerca de 232,4 milhões de euros, numa área situada na freguesia de Pêra e que corresponde a um total de 247 hectares.

O desenvolvimento do projeto será, pois, faseado, considerando, os promotores, que esta assinatura é um passo decisivo, que garante maior credibilidade a toda a iniciativa, facto que deverá assegurar maior facilidade no que toca à consolidação de investidores, quer nacionais, quer estrangeiros, já que a dimensão do plano obrigará, por certo, a recorrer a capitais não nacionais.

Um dos principais benefícios da concretização deste Plano de Desenvolvimento Urbano da Praia Grande prende-se com o número de postos de trabalho que o irá garantir: 1.516 postos de trabalho (416 diretos e 1100 indiretos) terão grande impacto na economia municipal.

«Estes números são da maior importância, sobretudo quando o Algarve é, hoje, a região do país com a maior taxa de desemprego e o concelho de Silves, com uma taxa a rondar os 23%, sente, também, a necessidade de poder integrar no mercado de trabalho mais pessoas, sobretudo jovens», constatou Isabel Soares.

Outro dos «benefícios significativos» para o município será a criação de receitas diretas de 35 milhões de euros- A autarquia afirma mesmo que este projeto poderá classificar-se «como um dos principais motores da economia algarvia e portuguesa».

«Afirmar Silves no panorama regional e nacional (e até internacional) passa por aumentar a atratividade do nosso território, afirmando a nossa identidade e introduzindo a inovação e o conhecimento como ferramentas quotidianas de trabalho», destacou a presidente da Câmara.

«Silves possui um legado histórico glorioso, que é importante preservar e dar a conhecer, e que é, em si mesmo, mais um fator diferenciador e promotor do progresso, como tenho vindo a afirmar. Possui, igualmente, excelentes recursos naturais, entre os quais a belíssima Praia Grande, localizada na Freguesia de Pêra, fatores que nos permitem ambicionar mais e melhor no que toca à oferta turística relacionada com o sol e o mar e a assinatura deste contrato é a certeza de que essa estratégia chegará a bom porto», concluiu a autarca.

Presentes no ato solene de assinatura deste Contrato de Desenvolvimento Urbano, realizado no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, estiveram, entre outras personalidades, o diretor regional de Economia Gilberto Viegas, diversos autarcas, entre os quais o presidente da Junta de Freguesia de Pêra, José João Gordinho Marques.

O Plano de Pormenor da Praia Grande foi aprovado, sob proposta da Câmara Municipal de Silves, por deliberação da Assembleia Municipal de 7 de Dezembro de 2007, com publicação no Diário da República em 11 de Janeiro de 2008.

 

Comentários

pub