Câmara de Tavira garantiu que disponibilizou meios para mostras canceladas pelo Cineclube local

A Câmara de Tavira diz que foi apanhada de surpresa com a notícia do cancelamento de duas Mostras de Cinema […]

A Câmara de Tavira diz que foi apanhada de surpresa com a notícia do cancelamento de duas Mostras de Cinema pelo Cineclube de Tavira e garantiu que da sua parte estava garantido o apoio logístico e financeiro ao evento.

Na terça-feira, a direção do Cineclube de Tavira veio a público anunciar o cancelamento da 13ª edição da Mostra de Cinema Europeu e da 8ª edição da Mostra de Cinema Não-Europeu, pela ausência de uma resposta atempada por parte da autarquia aos pedidos de apoio.

«Como em anos anteriores, as Mostras de Cinema faziam parte da programação oficial do Verão em Tavira’2012, a promover pela Associação da Baixa de Tavira, com o apoio do Município de Tavira, tendo já sido garantido aos dirigentes a cedência do espaço no Convento do Carmo e de todos os equipamentos necessários para a sua concretização, bem como a concessão de um apoio financeiro», revelou a autarquia tavirense, num comunicado.

Já a associação diz que os seus «sucessivos pedidos de reunião resultaram infrutíferos até ao início deste mês, quando já era tarde demais para iniciar o moroso processo de organização das mostras».

A Câmara de Tavira defendeu-se, garantindo que há muito que está no terreno à procura de apoios, trabalho que, deu a entender, não foi secundado pela associação.

A autarquia terá sondado a Direção Regional de Cultura do Algarve «para garantir o seu apoio a este evento de dimensão nacional e projeção internacional», que se mostrou aberta a acolher uma candidatura ao Programa de Animação Cultural, «o que foi oportunamente comunicado ao Cineclube de Tavira pelas duas entidades, tendo-se constatado que não foi apresentada qualquer candidatura para financiamento das atividades».

A autarquia adiantou que, desde o início de 2011, apoiou o Cineclube de Tavira em cerca de 17 mil euros, «decorrentes de apoios concedidos e serviços prestados no valor global de 24 mil e 275 euros».

Comentários

pub