Algarve apresenta programa de animação para mostrar que há vida para lá do Allgarve

Emoção, diversão, sabores, tradição e sons. São estes os cinco ingredientes do programa de Eventos2012 do Algarve para este verão, […]

Emoção, diversão, sabores, tradição e sons. São estes os cinco ingredientes do programa de Eventos2012 do Algarve para este verão, a que o Sul Informação teve acesso em primeira mão.

«Este programa é um ato de teimosia do Turismo do Algarve, para dizer não à ideia de que não há Allgarve, então não há nada na região», disse António Pina, presidente da Entidade Regional do Turismo do Algarve (ERTA), em declarações ao nosso jornal.

«Temos que demonstrar que a animação, mesmo sem os milhões do Allgarve, é uma coisa natural, que está sempre a acontecer no Algarve», acrescentou António Pina.

A programação, adiantou ainda, é feita com base na oferta que as Câmaras Municipais e outras entidades, como o Autódromo do Algarve, promovem neste segundo semestre do ano. A novidade, é que toda a informação estará compilada num único local, um folheto em português e inglês, do qual serão impressos e distribuídos 50 mil exemplares. Toda a informação, revelou ainda o presidente da ERTA, estará disponível noutros canais, como o site Visitalgarve ou a página do Facebook do Turismo do Algarve.

A programação «Algarve com Eventos» vai começar a ser distribuída esta semana e começa, assim, o concerto «Música nos Monumentos», marcado para dia 24 de junho, às 18h00, no Forte de São Sebastião, em Castro Marim, com o Festival Med, em Loulé (28 a 30 de junho), ou com o FIA GT1 World Championship, no Autódromo do Algarve (6 a 8 de julho).

Provas desportivas de nível internacional, no automobilismo, motociclismo, golfe, vela e futebol (emoção), festivais, feiras, concentração motard ou a World Press Photo (diversão), os festivais gastronómicos, desde os da sardinha e do marisco, passando pela Rota do Petisco em Portimão, ao Festival da Batata Doce de Aljezur (sabores), o artesanato em várias feiras, o folclore, as recriações medievais (tradição) e ainda a música sob a forma de festivais ou de concertos, como o de Ivete Sangalo, a 28 de julho, no Estádio Municipal de Portimão, ou outro de Pablo Alborán e Carminho, em Vila Real de Santo António (Sons), são as propostas deste calendário de eventos que começa em junho e se prolonga até à passagem de ano.

«No Algarve, há sempre muita coisa a acontecer. E mesmo quase sem dinheiro, podemos pelo menos organizar toda esta informação e comunicá-la como um todo», concluiu António Pina.

Dentro de pouco tempo, o folheto com todo o que há para fazer na região algarvia estará à disposição de turistas e residentes nos postos de turismo, hotéis e noutros locais habituais.

O Allgarve, um programa de animação da região algarvia que começou por ser organizado diretamente pelo Ministério da Economia e nos últimos dois anos era responsabilidade do Turismo do Algarve, foi cancelado pelo atual governo.

Apesar de o Allgarve nunca ter reunido consenso a nível regional, a verdade é que, como disse o deputado do PSD Mendes Bota num jantar em Monchique com a secretária de Estado do Turismo, ninguém queria que se passasse de um «Allgarve, para um “nadagarve”». Mas foi isso mesmo que aconteceu e nem as promessas vagas da secretária de Estado Cecília Meireles de que algo seria feito pela animação da principal região turística do país alguma vez se concretizaram.

 

Conheça aqui toda a programação do «Algarve com Eventos»:

 

 

Comentários

pub