«Encontros do Rio» promovem conferências e passeios em Tavira

Os Encontros do Rio – Ciência, desenvolvimento, comunidade e utopias decorrem nos dias 25, 26 de maio e 8 e […]

Os Encontros do Rio – Ciência, desenvolvimento, comunidade e utopias decorrem nos dias 25, 26 de maio e 8 e 9 de junho, em Tavira, englobando conferências e passeios temáticos, no âmbito do Projeto Rio.

Serão momentos de debate, onde se preveem sessões de trabalho e passeios de pesquisa. As áreas científicas abrangidas são a física, química, biologia, geografia cultural, arquitetura e hidrologia.

No dia 25, pelas 10h00, tem lugar, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a conferência “Perspetivas sobre desenvolvimento”, seguindo-se, no período da tarde, passeios de barco pela Ria Formosa e pelo Rio Gilão.

O dia 26, a partir das 10h30, é dedicado à realização de grupos de trabalho, estando agendada, para as 15h30, na Biblioteca Municipal, a apresentação dos resultados, assim como a sessão de encerramento.

No dia 08 de junho, o Centro Ciência Viva de Tavira acolhe, pelas 17h30, a palestra “Bioindicadores da qualidade da água”. Já no dia 09, decorre, entre as 10h00 e as 17h00, no Jardim das Palmeiras, a iniciativa Rioblitz – seja cientista por um dia.

Paralelamente, o Projeto Rio integra a realização, ao longo do ano, de oficinas e passeios.

O rio é o elemento chave biofísico e simbólico que articula o passado e futuro, atividade económica com sabedoria popular e paisagem. Quase como uma peça arqueológica, o rio fala acerca das atividades que moldaram, lentamente, a paisagem e os hábitos das gentes; transmite a transformação das economias rurais e as novas dinâmicas da cidade.

É um projeto a quatro anos que ambiciona ampliar o envolvimento do cidadão na ciência, tecnologia e território. Partindo do conceito de “cidade europeia de cultura científica”, o projeto procura reforçar as colaborações entre os diferentes protagonistas na comunidade na procura de entendimentos e sinergias.

O Projeto Rio – Um Factor de Desenvolvimento e Valorização de Tavira  é uma iniciativa conjunta do Centro de Ciência Viva de Tavira, da Associação Chão de Gente e da Câmara Municipal de Tavira, enquadrada na plataforma PLACES – Cities of Scientific Culture – da União Europeia.

Mais informações e inscrições em www.projetorio.cvtavira.pt

Comentários

pub