Repsol confiante nos resultados das pesquisas de gás natural no Algarve

A Repsol terminou, no dia 6 de maio, os trabalhos de recolha de dados geofísicos 3D nas suas concessões “Lagosta” […]

A Repsol terminou, no dia 6 de maio, os trabalhos de recolha de dados geofísicos 3D nas suas concessões “Lagosta” e “Lagostim”, no deep offshore da Bacia do Algarve, para prospeção e exploração de gás natural.  

Os trabalhos foram efetuados pela empresa especializada Polarcus, através do navio sísmico 3D/4D Naila de última geração (2010). O navio Polarcus Naila foi acompanhado nestes trabalhos por quatro navios de apoio.

Os trabalhos de recolha de dados geofísicos foram iniciados a 9 de março e terminaram antes da data inicialmente prevista (19 de maio).

Segue-se a fase de processamento e interpretação destes dados, integrando-os com outros existentes.

A Repsol adianta que «os estudos e a avaliação das estruturas identificadas com potencial em hidrocarbonetos levarão a definir a localização de uma primeira sondagem de pesquisa em 2014».

A empresa acrescenta que o projeto de recolha de dados geofísicos 3D «foi aprovado pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), foram obtidas as necessárias autorizações junto de outras entidades envolvidas, no âmbito das respetivas competências, e feita a necessária articulação para a operacionalidade do projeto».

A recolha geofísica 3D teve o acompanhamento da DGEG e de outras entidades envolvidas. Na área de operação, a empresa destaca a «muito boa coordenação» feita pela Autoridade Marítima, Comando Naval, Polícia Marítima e Centro de Controle de Tráfego Marítimo – VTS.

Os trabalhos foram executados «segundo os mais elevados padrões de segurança e de proteção ambiental e decorreram sem incidentes», diz ainda a Repsol.

Foram feitos de forma ininterrupta, exceto num período de quatro dias devido a mau tempo e ondulação elevada.

«Para minimizar riscos e inconvenientes às atividades de pesca, a recolha de dados geofísicos foi dividida em três setores, permitindo assim a compatibilização da recolha de dados com a atividade de pesca em alto mar», salienta a empresa petrolífera.

A Repsol agradece toda a colaboração na preparação e realização desta campanha de prospeção geofísica 3D e afirma-se «confiante nos resultados».

 

Comentários

pub