Propostas do PCP e BE para abolir portagens na A22 rejeitadas por PSD, CDS e PS

O PSD e o CDS (incluindo os deputados destes partidos eleitos pelo Algarve) e ainda grande parte dos parlamentares do […]

O PSD e o CDS (incluindo os deputados destes partidos eleitos pelo Algarve) e ainda grande parte dos parlamentares do PS votaram esta sexta-feira, na Assembleia da República, contra os projetos de resolução do PCP e do Bloco de Esquerda que defendiam a abolição das portagens na Via do Infante. Os partidos consideravam que a cobrança é «um erro» e prejudica a economia regional.

Os projetos receberam os votos favoráveis do PCP, BE, PEV e de uma deputada do PS, enquanto se abstiveram quatro deputados do PS, incluindo os dois eleitos pelo Algarve.

Segundo o PCP, «desta forma, o PSD, PS e CDS mostraram a sua completa insensibilidade perante a gravíssima crise social e económica que assola o Algarve, de que os números do desemprego divulgados anteontem pelo INE são bem elucidativos – taxa de desemprego de 20%, a maior a nível nacional, penalizando especialmente as novas gerações».

Os comunistas salientam que «a realidade social e económica do Algarve pôde ser constatada, in loco, pela Comissão da Economia e Obras Públicas da Assembleia da República na sua recente deslocação ao Algarve. Todas as entidades contactadas – autarcas, empresários, sindicalistas – alertaram para as desastrosas consequências da introdução de portagens na Via do Infante, que se irão, inevitavelmente, agravar com a aproximação do Verão, e apelaram para que, rapidamente, este pesado fardo fosse retirado dos ombros da economia regional».

Mas, sublinha o PCP, «ignorando os apelos que chegam de todos os setores da sociedade algarvia, o PSD, o PS e o CDS, preocupados apenas em defender os interesses dos grandes grupos económicos e financeiros que exploram as concessões rodoviárias, não hesitaram, mais uma vez, em castigar o Algarve e os algarvios, impondo a continuação da cobrança de portagens na Via do Infante».

Os comunistas reafirmam que «os sérios problemas causados à região algarvia pela introdução de portagens na Via do Infante não serão resolvidos com medidas avulsas, como a alteração do modelo de cobrança, a abolição de portagens para os veículos de matrícula estrangeira durante o Verão ou o prolongamento das parcas isenções atualmente em vigor», ao contrário, por exemplo, do que defendeu o deputado do PS Miguel Freitas.

Para o PCP, «os interesses do Algarve e do País só serão defendidos com a completa abolição das portagens em toda a extensão da Via do Infante».

Comentários

pub