Novo sistema de pagamento de portagens para estrangeiros só chega ao Algarve em 2013

O novo sistema de pagamento de portagens com cartão bancário, destinado a viaturas com matrícula estrangeira, nomeadamente espanhola, só chegará […]

O novo sistema de pagamento de portagens com cartão bancário, destinado a viaturas com matrícula estrangeira, nomeadamente espanhola, só chegará ao Algarve em 2013.

A criação do novo sistema foi uma das decisões anunciadas esta quarta-feira no final da Cimeira Ibérica do Porto, que reuniu o primeiro ministro português Passos Coelho e o presidente do Governo espanhol Mariano Rajoy.

O projeto-piloto para facilitar a «interoperabilidade da coleção eletrónica de portagens» vai começar em julho nas autoestradas do Norte de Portugal e na região espanhola da Galiza, só sendo alargado ao resto do país, incluindo o Algarve, já no próximo ano de 2013.

Na Cimeira Ibérica, os dois Governos comprometeram-se a criar «novos meios de pagamento para cidadãos espanhóis» e a facilitar a «interoperabilidade» dos sistemas de pagamento dos dois países.

Ontem, a empresa Estradas de Portugal já tinha anunciado a criação do novo sistema e a assinatura de um memorando de cooperação com a Unicre – Instituição Financeira de Crédito, para o desenvolvimento e aplicação de um novo sistema de pagamento de portagens eletrónicas para veículos de matrícula estrangeira.

A empresa explicou que o sistema associa a matrícula do veículo ao cartão bancário, sendo as passagens nas portagens debitadas na conta associada ao cartão. Os condutores ficam com um talão comprovativo, que funcionará com um “passe-portagens”.

Um responsável da empresa explicou ainda, em declarações à Antena1, que, na altura da introdução do cartão bancário no novo sistema, a matrícula do carro é fotografada e depois são-lhe associados todos os gastos com portagens.

Na Páscoa, o sistema de pré-pagamento de portagens instalado na Ponte Internacional do Guadiana levou à formação de filas com dezenas de pessoas, na sua maioria espanhóis, que esperaram ao frio a sua vez de retirar um talão comprovativo.

Este cenário motivou críticas de todos os setores, levando o Governo a prometer uma alteração do sistema de pagamento de portagens nas ex-SCUT.

Comentários

pub