Câmara de Aljezur gastou 170 mil euros para prevenir incêndios

A Câmara de Aljezur é dos poucos municípios que, em parceria com as Juntas Freguesias e com os concelhos vizinhos […]

A Câmara de Aljezur é dos poucos municípios que, em parceria com as Juntas Freguesias e com os concelhos vizinhos de Lagos e Vila do Bispo, implementou e mantém na totalidade do seu território a Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível.

«Mesmo em época de crise, não se poupa a esforços no sentido de preservar um património essencial ao desenvolvimento sustentável da região», explica a autarquia em nota de imprensa.

Aquela rede consiste basicamente na limpeza, em locais estratégicos, de uma faixa com a largura de 125 metros, sempre associada à melhoria da rede viária, de forma a permitir a circulação de todos os veículos de combate a incêndios florestais.

Só na presente época (2011/2012), já foram realizadas limpezas nas faixas da rede primária numa área total de 624,12 hectares, que representou um custo total de 171,854.00 euros.

Para completar este trabalho o Município dispõe de uma Equipa Municipal de Intervenção Florestal (EMIF) que realiza trabalho ao longo de todo o ano. Na época crítica de fogos, a equipa faz vigilância e sensibilização, no resto do ano faz trabalhos de silvicultura preventiva, sendo que nesta época foi responsável pela execução de cerca de 120 hectares.

Dessa área, destaca-se a manutenção da faixa de gestão de combustível da rede secundária de proteção aos aglomerados urbanos de Aljezur, Vales e Vale da Telha, a estradas e caminhos municipais em Picão, Bagagem, Aljezur/Arrifana e redução da carga de combustível no interface urbano/florestal em Odeceixe, Palazim, Praia de Odeceixe, Vale da Telha e Zona Industrial da Feiteirinha.

Comentários

pub