Tradição dos Maios pode ser vista ao longo de EN125 entre Bias e Alfandanga

As flores típicas da primavera enfeitam os Maios ou Maias, tradição que se vive e mostra todos os anos no […]

As flores típicas da primavera enfeitam os Maios ou Maias, tradição que se vive e mostra todos os anos no concelho de Olhão. No próximo dia 1 não será exceção. Ao longo da EN125, entre Bias do Sul e Alfandanga, mas também noutros locais do interior, no primeiro dia de maio, fazem-se romarias para ver os Maios.

Foi o Futebol Clube de Bias que há 28 anos recuperou a tradição dos Maios. A iniciativa repete-se ano após ano, sempre com o objetivo de mostrar os bonecos, que são construídos em segredo durante meses.

Com tema livre, podem ser construídos de forma individual ou em grupo. O júri, que inclui um elemento do Município, atribui prémios simbólicos aos mais originais.

Todos os anos, no dia 1 de Maio, ao longo da EN 125, fazem-se autênticas romarias para apreciar ao vivo os bonecos feitos pela população residente nestes locais, onde os temas são os mais variados, sempre ligados à localidade e aos produtos da terra e onde não faltam as flores. Esta tradição faz com que milhares de pessoas passem por Olhão para verem as autênticas obras de arte que se mostram somente neste dia.

A origem da tradição dos Maios ou Maias perde-se no tempo e pode ter várias explicações. Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, em torno do qual havia danças toda a noite do primeiro dia de maio.

Por vezes, podia ser também uma menina de vestido branco coroada com flores, sentada num trono florido e venerada, todo o dia, com danças e cantares. Esta festa, de reminiscências pagãs, foi proibida várias vezes, como aconteceu em Lisboa no ano de 1402, por Carta Régia de 14 de agosto, onde se determinava aos Juízes e à Câmara “que impusessem as maiores penalidades a quem cantasse Maias ou Janeiras e outras coisas contra a lei de Deus…”.

Ainda segundo outros, o nome do mês de Maio terá tido origem em Maia, mãe de Mercúrio, e a ele está ligado o costume de enfeitar as janelas com flores amarelas. A celebração do primeiro dia do mês de Maio pode, como se percebe, ter aspectos muito diferentes.

Em Olhão, a tradição continua a ser a construção e o enfeitar dos bonecos típicos para mostrar a quem passa na estrada. Um passeio a fazer no dia 1 de Maio.

Comentários

pub