Ovibeja apresenta-se com “+ Produção”

Abre hoje as portas a 29ª edição da Ovibeja. A “Grande Feira do Sul”, organizada pela ACOS – Agricultores do […]

Abre hoje as portas a 29ª edição da Ovibeja. A “Grande Feira do Sul”, organizada pela ACOS – Agricultores do Sul, decorre, em Beja, até dia 1 de Maio.

Começa esta sexta-feira, em Beja, a “Grande Feira do Sul”. À 29ª edição a Ovibeja tem como tema central “+ Produção”. Esta temática pretende alertar para a necessidade de aumentar a produção nacional.

Para Castro e Brito, presidente da ACOS- Agricultores do Sul, “existem todas as condições para que Portugal seja auto-suficiente em produtos agrícolas”.

Neste momento, o País importa “30% do que consome, produzindo o restante, mas temos todas as possibilidades de desenvolver a nossa agricultura de forma a sermos auto-suficientes”, diz o mesmo responsável. Castro e Brito afirma que existem condições para desenvolver a agricultura desde que sejam “aproveitados os apoios comunitários para o regadio de Alqueva e para a modernização do sector”.

Quanto à crise… Castro e Brito assegura que esta não vai afetar a Ovibeja. O promotor do certame afirma que a Feira “não tem problemas” e este ano tem “mais expositores do que no ano passado”.

Castro e Brito refere que a “Grande Feira do Sul” é fruto de “muito trabalho” não só dos promotores, mas de todas as pessoas. “A Feira é um exercício de cidadania e de democracia”.

A Ovibeja é também um espaço de debate. Vários especialistas vão, ao longo do certame, debater diversas matérias como “A PAC pós 2013”; “O Porco de Raça Alentejana-Desafios do Presente e do Futuro”; “O presente e o futuro das cooperativas portuguesas”; “PRODER: Pequenos Investimentos de Pequena Dimensão” e “Azeite e Azeitonas – benefícios para a saúde”.

Durante os cinco dias, um “cartaz de luxo” vai marcar as “Ovinoites”, refere a organização. Aurea inaugura hoje o palco principal da Feira. Tony Carreira, Tunas Académicas e Bob Sinclair são outros dos nomes grandes que atuarão na Ovibeja, para além dos Djs que animarão todas as madrugadas.

A 29ª edição da “Grande Feira do Sul” é inaugurada esta tarde por Carlos Moedas, secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro. A Ovibeja vai ainda receber outras visitas oficiais. António José Seguro, secretário-geral do PS, estará na Feira no sábado (dia 28), Pedro Passos Coelho, Primeiro-Ministro, marca presença no certame, acompanhado de Assunção Cristas, ministra da Agricultura, na segunda-feira (dia 30).

Castro e Brito refere que os “homens da terra” vão transmitir à ministra que querem “trabalhar” e que para trabalhar “precisam de água”. Segundo o mesmo responsável, em Beja, existem “os melhores solos da Europa e o clima é ótimo, falta é água, que está aqui mesmo ao lado”. “Vamos lutar para que o regadio seja concluído”, assegura Castro e Brito.

 

Municípios aproveitam Ovibeja para alertarem para conclusão de Aeroporto de Beja e Alqueva

Os municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral marcam presença nesta 29ª Ovibeja. As Câmaras, através das estruturas intermunicipais, vão alertar para a necessidade da conclusão dos projetos estruturantes para o desenvolvimento da região, como o Aeroporto de Beja e Alqueva. Os municípios têm, também este ano, um programa de animação onde participarão grupos corais de nove concelhos.

A “Grande Feira do Sul” fecha as portas no dia 1 de Maio.

 

Comentários

pub