24 cidadãos apresentaram propostas na primeira assembleia do Orçamento Participativo de Portimão

Alteração da rotunda na Avenida Paul Harris, parque de merendas na zona da Ladeira do Vau, criação de uma orquestra […]

Alteração da rotunda na Avenida Paul Harris, parque de merendas na zona da Ladeira do Vau, criação de uma orquestra juvenil de bairro, criação de hortas sociais comunitárias, inovação da zona rural das Alfarrobeiras, com requalificação das vias e arruamentos, criação de um mural pintado no túnel das Cardosas, criação de rampas de acessibilidade nas paragens dos Vai e Vem e sombreamento e embelezamento da Alameda da Praça da República.

Estas foram as oito propostas escolhidas na sexta-feira, dia 30, na primeira assembleia participativa referente ao Orçamento Participativo para 2013, que decorreu nas instalações da Junta de Freguesia local.

A iniciativa, classificada pela Câmara de Portimão como um «um momento alto de vivência democrática», contou com a participação ativa de 24 cidadãos que, durante duas horas e numa dinâmica de grupo, apresentaram, discutiram e pontuaram as suas propostas, sendo que as duas mais pontuadas por mesa serão inscritas no Orçamento Participativo, para posterior análise técnica.

As primeiras oito propostas e todas as que forem apresentadas no âmbito do Orçamento Participativo serão sujeitas a análise técnica, que decorrerá entre 1 de maio e 31 de julho, período em que também terá lugar a formulação dos respetivos projetos a submeter a votação, assim como a reclamação e a resposta a questões que sejam formuladas pelos interessados.

Numa fase posterior, que decorre entre 1 e 30 de setembro, os projetos de investimento resultantes de propostas apresentadas serão sujeitos a votação pelos cidadãos.

 

Próximas assembleias participativas

 

A próxima assembleia participativa está agendada para 13 de abril e terá lugar no Centro Comunitário de Alvor, seguindo-se a 16 de Abril a terceira assembleia no Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, enquanto a última decorrerá a 25 de abril no salão nobre da Câmara Municipal de Portimão, sempre a partir das 18h30.

Para participar nas assembleias participativas, os interessados devem inscrever-se nas juntas de freguesia da área de residência ou na própria assembleia antes do início dos trabalhos, tendo ainda a possibilidade de o fazer através do sítio eletrónico do processo: http://participa.cm-portimao.pt/.

Até 30 de abril os cidadãos também podem apresentar pela internet propostas concretas para o futuro de Portimão, recorrendo ao mesmo sítio eletrónico, não devendo as mesmas exceder os 200 mil euros cada, num total global de um milhão de euros.

Esta é uma oportunidade ímpar para que as pessoas partilhem o que gostariam de ver executado, quais as suas ideias, projetos ou ambições a concretizar na sua terra de afeição, sendo que a participação pode ser feita a título individual ou em representação de uma associação.

As propostas deverão ser objetivas, tendo como âmbito o território do concelho de Portimão e referindo as áreas de competência da Câmara Municipal: Urbanismo; Reabilitação Urbana; Habitação; Espaços Públicos e Espaços Verdes; Proteção Ambiental e Energia; Saneamento e Higiene Urbana; Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Tráfego; Segurança dos Cidadãos; Turismo, Comércio e Promoção Económica; Educação e Juventude; Desporto; Acção Social; Cultura; Modernização Administrativa.

 

Podem participar cidadãos com idade a partir dos 18 anos e que se relacionem com o município, sejam residentes, estudantes ou trabalhadores, e também representantes do movimento associativo, do meio empresarial e das restantes organizações da sociedade civil.

Comentários

pub