Semana Académica: Buraka, Xutos, Anjos e Steve Aoki são nomes fortes em ano de contenção (atualizado)

Já são conhecidos os nomes do cartaz da XXVII Semana Académica da Universidade do Algarve que, este ano, regressa à […]

Já são conhecidos os nomes do cartaz da XXVII Semana Académica da Universidade do Algarve que, este ano, regressa à cidade de Faro e apresenta-se com uma forte vertente social. Apesar da redução de 35% no orçamento em relação a 2011, Pedro Barros, presidente da Associação Académica, diz que a qualidade do cartaz da maior festa estudantil a sul do Tejo se mantém.

Xutos e Pontapés, José Cid, Buraka Som Sistema, Expensive Soul, Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, Anjos e Steve Aoki são alguns dos nomes que se destacam de um “programa de festas” que conta também com a presença de muitas bandas algarvias.

Para além da redução do orçamento, que este ano ronda os 600 mil euros, são muitas as novidades em relação à última Semana Académica, sendo o regresso ao centro da cidade de Faro uma das principais alterações.

O País das Maravilhas muda-se para junto do complexo desportivo da Penha e das piscinas municipais, num recinto que, para Pedro Barros, será «acolhedor, e sem a enormidade do ano passado [no Vale das Almas]. Será um espaço à nossa medida», garante.

Uma das razões que levaram a que a Semana Académica tivesse saído, em 2011, do centro da capital algarvia, foi o ruído provocado pelos concertos, algo que, segundo o presidente da Associação Académica, este ano, será acautelado.

Planta do recinto do País das Maravilhas 2012

«Haverá um espaço eletrónico, onde vão atuar os Djs, que será fechado, para evitar a propagação do som e haverá uma redução horária do tempo de funcionamento do recinto entre segunda e quinta-feira. Além disso, haverá uma redução de intensidade de som e os concertos no palco principal não se vão estender muito para além da uma da manhã», adiantou em conferência de imprensa realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Faro, mas que não contou com a presença de Macário Correia, por motivos de agenda.

Se as barraquinhas de curso, o espaço eletrónico e a zona de restauração, estão assegurados no recinto, há uma ausência no País das Maravilhas em relação aos anos anteriores: o Palco RUA. Segundo Pedro Barros, a contenção orçamental ditou uma «interrupção» do palco secundário da Semana Académica, mas, segundo ele, «isso não quer dizer que não volte no próximo ano».

 

Oito dias, oito instituições

A Associação Académica celebra, em 2012, o ano solidário e isso não foi esquecido para esta XXVII edição da Semana Académica. Oito instituições de solidariedade social vão ser apoiadas ao longo dos oito dias de concertos do País das Maravilhas.

Os Anjos, Sérgio e Nélson Rosado, marcaram presença na conferência de imprensa de apresentação do cartaz da SA, e foi deles a responsabilidade de sortear um dia dedicado a cada associação. Pedro Barros explicou que será dado apoio na recolha de vestuário e alimentos para as instituições sorteadas e serão cedidos CDs e t-shirts autografados pelos artistas que vão subir ao palco do País das Maravilhas, para que possam ser leiloados.

 

 

Conheça o cartaz completo da XXVII Semana Académica da Universidade do Algarve, ou veja aqui a imagem:

3 de maio, quinta-feira: Serenata de Abertura da Semana Académica

Sexta-feira, dia 4: La Plante Mutante; José Cid.; Diego Miranda c/ Ana Free

Sábado, dia 5: The Quest; Ludo;  Xutos & Pontapés; Dj Christian F

Domingo, dia 6: Killing Electrónica; Deep Coffee Nonsense; Melomenorítmica

Segunda-feira, dia 7: Ivete Mangalho e as Rolinhas; Quim Roscas e Zeca Estacionâncio

Terça-feira, dia 8: Banda vencedora do concurso Abril Bandas Mil; Nome; Anjos

Quarta-feira, dia 9: Vencedor do concurso de bandas AAUAlg; Olive Tree Dance; Expensive Soul

Quinta-feira, dia 10: Tunas

Sexta-feira, dia 11: Tribruto; Orelha Negra; Buraka Som Sistema; King Bizz

Sábado, dia 12: Benção das pastas (tarde); Monica  Ferraz; Richie Campbell; Steve Aoki

 

Atualizado às 23h05: Disponibilização da planta do recinto e da imagem do cartaz

 

Comentários

pub