Hélder Martins vence José Graça na corrida à concelhia do PSD Loulé

Uma margem de 131 votos deu este sábado a liderança da comissão política concelhia do PSD Loulé a Hélder Martins. […]

Uma margem de 131 votos deu este sábado a liderança da comissão política concelhia do PSD Loulé a Hélder Martins. Na que foi a eleição mais concorrida da história daquela concelhia laranja, Hélder Martins registou 358 votos, enquanto o vice presidente da autarquia e ex presidente da comissão política José Graça obteve 227, registando-se ainda seis votos brancos e dois nulos.

No momento da vitória, Hélder Martins reforçou a sua disponibilidade para ser o candidato do partido à Câmara de Loulé – mas só o fará “se não houver ninguém melhor preparado”. “Disponível, sim, mas só se os militantes acharem que sou a pessoa certa”, referiu.

O novo líder Hélder Martins – que se apresentou como candidato à comissão política concelhia em janeiro, provocando a marcação de eleições antecipadas após a demissão do então presidente, José Graça – destacou “a grande adesão dos militantes no processo eleitoral”  [onde votaram 593 dos 706 militantes com direito a voto] e a “vitória expressiva numa das votações mais disputadas de sempre”.

“Esta vitória tem a ver com duas propostas diferentes, os militantes escolheram, agora é tempo de dinamizar o partido e fazer o que prometemos. Não pode haver divisões, somos todos PSD e temos que trabalhar em conjunto para o nosso objetivo que são as autárquicas”, disse Hélder Martins, acrescentando que a escolha do candidato a concorrer à autarquia em 2013 terá que passar por um debate interno e uma sondagem alargada inclusivamente fora do partido.

A comissão política concelhia liderada por Hélder Martins inclui ainda Cláudio Lima e Adérito Cavaco como vice presidentes, Ricardo Oliveira como tesoureiro e Bruno Inácio, David Coelho, Fábio Bota, Jason Mulla, Joaquim Barbosa, João Dias, João Paulo Sousa, Manuel Possolo Viegas, Maria de Deus Domingos, Marilyn Tomás, Marlene Luís e Tiago Rodrigues enquanto vogais.

 

Quem é Hélder Martins?

Hélder Manuel Faria Martins nasceu em Querença em janeiro de 1958 no seio de uma família rural com naturais ligações à agricultura. É casado e tem três filhas adolescentes, a Joana, a Catarina e a Maria, com quem vive em Almancil.

Multifacetado nas funções profissionais que desempenhou ao longo da vida, sempre esteve ligado a áreas onde a interação com as pessoas é fundamental. Em 1983 assume-se como colaborador próximo do presidente da Câmara Municipal de Loulé José Cavaco, na área das relações públicas e eventos.

Três anos depois lança-se num projeto de dinamização do interior do Algarve, o “Restaurante Quinta do Olival” em Querença que rapidamente granjeia fama junto de residentes e turistas, tornando-se num dos pioneiros do “desbravar” da descoberta do interior do Algarve.

Em 1990 regressa ao setor público e trabalha em estreita colaboração com o Governador Civil Cabrita Neto.

Ainda na década de 90, é eleito presidente da Junta de Freguesia de Querença onde realiza, de forma alternada, dois mandatos.

Depois de outra incursão pelo mundo privado, na área do marketing desportivo, entra pela primeira vez na Região de Turismo do Algarve, como vogal, em 1999, tendo sido o principal responsável por diversos espetáculos que marcaram o início do novo milénio.

Em 2001 lança-se num dos maiores desafios que até então tinha enfrentado e dirigindo a campanha de Seruca Emídio, conquista a vice-presidência da Câmara Municipal de Loulé, ficando a seu cargo os pelouros das Obras Municipais, Salubridade, Turismo, Oficinas e Transportes, Comunicação e Animação.

Neste cargo teve oportunidade de participar no relançamento do concelho de Loulé, tendo sido responsável, entre muitas outras, do lançamento do projeto do atual Cine-Teatro Louletano, tendo ainda contribuído para uma estreita relação entre as empresas, especialmente do setor do turismo, e a Câmara Municipal.

Em 2003, ruma novamente à Região de Turismo do Algarve, desta feita como presidente. Durante o seu mandato, que terminou em 2007, foi ainda presidente da Associação de Turismo do Algarve, presidente da Associação Nacional das Regiões de Turismo, presidente da Globalgarve Cooperação Desenvolvimento e presidente do Pavilhão do Arade.

Em 2007 volta ao privado e é convidado para administrador do Grupo CS Hotéis, que era na altura um dos maiores grupos hoteleiros de Portugal.

Foi na área do turismo que diversas organizações lhe prestaram homenagem e reconhecimento, com destaque para dois momentos, em que foi nomeado para o Prémio “Personalidade Turística/Ano 2007” pela Revista Publituris, e no mesmo ano foi ainda nomeado para o “Prémio Nacional de Marketing 2007” pela APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing.

Hélder Martins terminou recentemente a licenciatura em Gestão Turística no Instituto Universitário D. Afonso III, em Loulé.

Amante dos desportos motorizados, sempre esteve presentes nos grandes momentos que o Algarve protagonizou nesta área, sendo Sócio nº 1 do Clube Automóvel do Algarve onde foi igualmente presidente. Participou ativamente no processo que trouxe para o Algarve o Rally Dakar e o Rally de Portugal que é um dos maiores pólos de animação e promoção da região além-fronteiras.

Da sua participação social, destaque ainda para a presidência da Casa do Povo de Querença ou ainda o facto de ter feito parte da administração da Fundação Manuel Viegas Guerreiro.

Ao nível político, sempre esteve ao serviço do PSD, tendo desempenhado vários cargos ao nível local, regional e nacional. Atualmente é Coordenador do Gabinete Autárquico do PSD/Algarve.

Atualmente com 54 anos, é diretor da Quinta da Ombria, empresa de capitais finlandeses, com sede em Loulé, que pretende implementar um projeto turístico com 1700 camas turísticas, um hotel e campo de golfe no interior algarvio, nas freguesias de Querença e da Tôr.

Comentários

pub