Campanha «Papel por Alimentos» já recolheu 26 toneladas só no Algarve

Os dois polos da Universidade do Algarve, com 5.295,5 quilos, representam 20% do total de papel para reciclar doado ao […]

Os dois polos da Universidade do Algarve, com 5.295,5 quilos, representam 20% do total de papel para reciclar doado ao Banco Alimentar contra a Fome, no âmbito da campanha «Papel por Alimentos».

Até agora, desde o início da campanha, há dois meses, no Algarve já foram entregues mais de 26 toneladas de papel para reciclar, sendo a Universidade a instituição campeã na entrega.

No final deste segundo mês, os dados do Banco Alimentar a que o Sul Informação teve acesso indicam que já foram recolhidos na região algarvia 26.254,5 quilos, «muito acima de quaisquer expetativas, traduzindo-se num esforço que tem envolvido a sociedade algarvia, nomeadamente através das escolas, quer públicas quer privadas, da Universidade do Algarve e das mais diversas empresas privadas».

Quanto ao setor público, desde o extinto Governo Civil de Faro, passando pela ARS Algarve, ARH, Águas do Algarve, tribunais e polícias, passando por autarquias, como Loulé e Faro, «tem-se sentido um espírito crescente de participação».

Depois dos polos de Gambelas e da Penha da UAlg e do próprio armazém do Banco Alimentar em Faro, outras instituições que mais têm contribuído para a recolha de papel são a Junta Diocesana-Proteção à Rapariga, de Faro, a Paróquia de S. Tiago, em Estômbar (Lagoa), a Associação Vida Abundante, de Olhão, e a empresa Martins e Correia Lda.

Em termos de concelhos (incluindo as instituições, empresas e outros doadores aí sediados), o que mais tem contribuído para a campanha «Papel por Alimentos», é o de Faro (14.213,5 quilos), seguido de Olhão (2.915,5 quilos), Loulé (2.693), Lagoa (2.556), Albufeira (1.202), Lagos (824), Vila Real de Santo António (703,5), Portimão (258,5), Tavira (245,5), Monchique (109) e Silves (33).

Os Bancos Alimentares Contra a Fome iniciaram a campanha «Papel por Alimentos», em janeiro deste ano, com contornos ambientais e de solidariedade, no âmbito da qual o papel angariado (jornais, revistas, folhetos, etc.) é convertido em produtos alimentares.

A Campanha «Papel por Alimentos» integra-se num ideal mais vasto de sensibilização para a importância do papel de cada pessoa na sociedade e para a possibilidade de recuperar e reutilizar coisas que parecem não ter valor.

Pretende envolver as Instituições que diariamente se abastecem no Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve e os voluntários que colaboram, mas também todas as pessoas e entidades que se queiram associar, nomeadamente a administração pública e local.

A campanha permite incentivar o voluntariado, desde logo porque todo o papel recolhido terá que ser depositado pelos doadores nas instalações do Banco Alimentar Contra Fome do Algarve em Faro e em Portimão.

Esta ação está a ser desenvolvida em parceria com a Quima, empresa de recolha e recuperação de desperdícios, que por cada tonelada de papel recolhido vai entregar o equivalente a 100 euros em alimentos ao Banco Alimentar contra a Fome do Algarve, indicados pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares.

Assim sendo, até agora, e em dois meses, a campanha já rendeu ao Banco Alimentar algarvio 2600 euros.

Veja aqui o total das recolhas por instituição:

 

Mais informações:

Banco Alimentar Contra a Fome Algarve: 918273344/ 91 9574921

Urbanização Santo António do Alto

Lote 72 C/V 8005-101 Faro

Site do Banco Alimentar contra a Fome

Comentários

pub