Algarve concorre a oito “Óscares” do turismo europeu

O Algarve está nomeado para oito prémios europeus no âmbito dos World Travel Awards (WTA), com o Vila Joya, de […]

O Algarve está nomeado para oito prémios europeus no âmbito dos World Travel Awards (WTA), com o Vila Joya, de Albufeira, premiado em 2011 como melhor do mundo, a surgir à frente, com duas nomeações (Melhor Boutique Hotel e Boutique Resort da Europa).

Este ano, a gala de entrega destes que são considerados os “Óscares” do turismo europeu está marcada para a região algarvia, em outubro, mais propriamente para o novo hotel Conrad Algarve, cuja abertura ao público, sob chancela Hilton, deverá ocorrer em novembro.

Além do Vila Joya, que defende o título que ganhou nos dois anos anteriores, os nomeados algarvios são o Club Med da Balaia (Albufeira), na categoria de Melhor All-inclusive Resort, o Sheraton Algarve Hotel (Melhor Resort) e ainda o Martinhal Beach Resort & Hotel (Sagres, Vila do Bispo), na categoria de Melhor Villa Resort.

A Praia de Dona Ana, em Lagos, está nomeada como Melhor Destino de Praia da Europa, concorrendo, por exemplo, com estâncias tão conhecidas como Cannes ou Port Grimaud (França), Formentera (Ibiza, Baleares, Espanha), Marbella (Espanha) ou Corfu (Grécia).

Finalmente, na categoria de Melhor Golf Resort europeu, concorrem dois empreendimentos portugueses, ambos no Algarve: o Dona Filipa & San Lorenzo Golf Resort e o Hotel Quinta do Lago.

Estes dois golf resorts algarvios estão nomeados a par de locais míticos, como The Gleneagles Hotel e o Fairmont St Andrews, na Escócia, e o Evian Resort, em França.

Portugal, no seu todo, concorre a 26 galardões entre os melhores da Europa, incluindo cinco nomeações para Lisboa (melhor destino europeu global, destino de escapadas urbanas/”city breaks”, aeroporto, porto e destino de cruzeiros).

As votações já estão a decorrer online. Toda a gente pode votar, embora cada voto dos profissionais do setor turístico valha por dois.

Além dos premiados na Europa e em mais nove zonas continentais de todo o mundo, serão também eleitos os melhores de cada país em várias categorias. No ano passado, o Pine Cliffs, o Hilton Vilamoura e o Hotel Quinta do Lago foram premiados a nível nacional.

Os World Travel Awards, organizados desde 1993, dividem-se por dez regiões mundiais com as galas de cada divisão a decorrerem ao longo do ano e culminando numa cerimónia final (com os prémios para os melhores do mundo), que este ano está marcada para dezembro em Nova Deli, na Índia.

A gala referente a 2011 realizou-se em janeiro e Portugal conseguiu três prémios mundiais: dois para a TAP, que foi considerada melhor companhia para África e América do Sul, e um para o Vila Joya, melhor boutique resort do mundo.

 

Eis as nomeações algarvias:

Europe’s Leading All-inclusive Resort:
Da Balaia Club Med, Portugal

Europe’s Leading Beach Destination
Paia Dona Ana, Lagos, Portugal

Europe’s Leading Boutique Hotel e Europe’s Leading Boutique Resort
Vila Joya, Portugal

Europe’s Leading Golf Resort
Dona Filipa & San Lorenzo Golf Resort, Portugal
Hotel Quinta do Lago, Portugal

Europe’s Leading Resort
Sheraton Algarve Hotel, Portugal

Europe’s Leading Villa Resort
Martinhal Beach Resort & Hotel, Portugal

Comentários

pub