Vila do Bispo recebe 1ª etapa da Travessia da Ecovia do Litoral

A 1ª etapa da travessia da Ecovia do Litoral no Município de Vila do Bispo está marcada para esta quarta-feira, […]

A 1ª etapa da travessia da Ecovia do Litoral no Município de Vila do Bispo está marcada para esta quarta-feira, dia 29 de fevereiro.

Percorrendo uma distância total de 31,7 km, a travessia que conta com a participação de elementos do executivo camarário, técnicos da autarquia de Vila do Bispo, AMAL e CCDR-Algarve e ainda representantes da empresa Megasport, terá o seu início no Cabo de S. Vicente e termina em Burgau, atravessando as povoações de Sagres, Vila do Bispo, Raposeira, Figueira e Salema e ainda lugares de uma beleza paisagística assinalável, tais como o promontório de Sagres e a Boca do Rio.

Esta iniciativa surgiu na sequência do repto lançado pela empresa Megasport para que fosse realizada uma travessia da Ecovia do Litoral, com os técnicos e os responsáveis pelo respetivo pelouro em cada município e ainda de outras entidades (AMAL, ATA e CCDR-Algarve), com vista a identificação das principais necessidades desta rota ciclável, tendo aderido parte significativa dos municípios.

Pese embora a gestão da Ecovia ter sido assumida pelos municípios individualmente, têm sido realizadas algumas reuniões de coordenação de modo a atualizar o ponto de situação desta rota ciclável, no quadro da Comissão Executiva do Projeto.

As reuniões têm tido como objetivo assegurar a conclusão e melhoria desta rota ciclável, âmbito em que se inscreve a iniciativa em apreço.

De modo a alcançar o objetivo geral da iniciativa – identificar as principais necessidades da Ecovia do Litoral – de forma adequada, saudável e ambientalmente exemplar, é proposto que a rota seja percorrida de bicicleta e por etapas, mas de forma contínua, desde o começo da rota – Cabo de S. Vicente – até ao seu termo na foz do rio Guadiana, excetuando os troços que ainda não foram implementados e onde não seja possível percorrer em bicicleta.

A rota vai também ser percorrida de modo a que as etapas se iniciem e terminem em locais acessíveis e significativos (Paços dos concelhos), ao longo de várias semanas, sendo realizada uma etapa por semana, de modo a assegurar a participação dos decisores com o pelouro e dos técnicos, quer das autarquias, quer de outras entidades convidadas pelo promotor.

Verificando-se o interesse para o efeito, e ocorrendo em dia oportuno, poderá esta iniciativa ter lugar a cada ano bissexto, com início preciso no dia 29 de fevereiro.

A escolha da data de início prende-se ainda com a sua proximidade ao dia 4 de março, por feliz coincidência, dia do nascimento do Infante D. Henrique, e o dia do lançamento da primeira pedra da Ecovia do Litoral (04-03-06) no lugar a partir de onde, por definição, se entendeu iniciar a contagem dos 214 quilómetros desta infraestrutura – o Cabo de S. Vicente – parte de um projeto ainda maior, a Rota n.1 do Plano Eurovelo.

 

PROGRAMA:

Com vista a se atingir os objetivos estabelecidos foi estabelecida a seguinte programação:

 

Etapa Data Percurso
1 29 de Fevereiro Do cabo de S. Vicente a Burgau
2 7 de Março Do Burgau à ribeira de Odiáxere
3 14 de Março De Alvor a Lagoa
4 21 de Março De Lagoa a Albufeira
5 28 de Março De Albufeira a Quarteira
6 11 de Abril De Quarteira a Faro
7 18 de Abril De Faro (estação da CP) a Tavira
8 2 de Maio De Tavira a Vila Real de S. António

Comentários

pub