Lagos já recolheu 40 quilos de «rolhinhas» (com vídeo)

Quase 40 quilogramas de rolhas foram recolhidos em Lagos até ao final do ano passado, pelos «Rolhinhas», no âmbito da […]

Quase 40 quilogramas de rolhas foram recolhidos em Lagos até ao final do ano passado, pelos «Rolhinhas», no âmbito da campanha Green Cork, de recolha de rolhas de cortiça, que liga a Câmara Municipal à associação Quercus.

Os “Rolhinhas”, recipientes próprios para depositar rolhas de cortiça, chegaram a Lagos no final de 2010, tendo sido distribuídos por alguns equipamentos municipais (Paços do Concelho Séc. XXI, Biblioteca Municipal, Mercado da Avenida e Mercado de Santo Amaro e Divisão de Ambiente da Câmara no Chinicato) e algumas escolas do concelho (Escola JI/EB1 de Santa Maria, EB1 Bensafrim, EB1 nº1 de Lagos e a Escola Secundária Júlio Dantas).

Até ao final do ano passado foram já recolhidos 37,9 quilos de rolhas de cortiça, sendo de referir que, segundo a Quercus, cada quilograma de rolhas recicladas equivale a uma árvore plantada e cuidada.

O local onde se registou uma maior quantidade de rolhas de cortiça recolhidas foi no Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, com quase 20 quilos, seguido da Escola de Santa Maria, com cerca de 9 quilos.

No futuro prevê-se que a quantidade recolhida aumente, tendo em conta que neste ano letivo 2011/2012 aderiram ao projeto mais oito escolas do concelho (EB1 nº1 de Lagos, EB1/JI da Ameijeira, Escola EB2,3 das Naus, EB1 Bensafrim, EB1 Espiche, EB1 Sargaçal, EB1 Odiáxere e Escola Secundária Júlio Dantas).

O Green Cork é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological, e tem como objetivo principal a transformação das rolhas usadas noutros produtos, contribuindo diretamente para o financiamento de parte do Programa “Floresta Comum”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre as quais o Sobreiro.

Em termos gerais, este projeto pretende ajudar o ambiente de três formas: na redução de resíduos; na defesa da rolha de cortiça como produto plenamente ecológico e consequente defesa do montado, e na plantação de novas árvores (uma vez que permite que cada tonelada de rolhas de cortiça recolhida contribua para plantar e cuidar de 200 árvores).

Comentários

pub