Lagos interdita circulação de carro e a pé na Ponte D. Maria II

A Câmara de Lagos decretou, às primeiras horas da manhã deste sábado, a interdição a toda a circulação da Ponte […]

A Câmara de Lagos decretou, às primeiras horas da manhã deste sábado, a interdição a toda a circulação da Ponte D. Maria II, uma das principais vias de acesso à cidade e de ligação à marina, depois de ter conhecimento das conclusões de uma vistoria feita pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Segundo comunicado da autarquia, na sequência do pedido de vistoria à Ponte D. Maria II, apresentado pela Câmara Municipal de Lagos ao LNEC, realizou-se ontem, dia 10 de fevereiro, uma inspeção àquela ponte.

O relatório preliminar a que a Câmara Municipal teve acesso ao final da tarde de ontem revela que, durante a inspecção, «foram detetados danos graves nos dois primeiros arcos, contados a partir da margem esquerda, decorrentes do assentamento do primeiro pilar. Os danos correspondem à fendilhação em toda a largura destes arcos, com alteração significativa da sua geometria».

De acordo com a equipa técnica que analisou a situação, citada pela Câmara, «as anomalias observadas comprometem de modo significativo a capacidade resistente destes arcos, sendo possível o seu colapso de forma brusca».

O LNEC recomendou, por isso, a interdição da Ponte D. Maria II a tráfego e a peões, enquanto não forem realizadas as obras necessárias à sua consolidação.

«Na posse desta informação, e estando em causa a segurança de pessoas e bens, numa estrutura que regista uma forte utilização diária, a Câmara Municipal decidiu, de imediato, proceder ao encerramento da Ponte D. Maria II, interditando assim a circulação não só de veículos, como pedonal».

A autarquia informa que essa medida foi implementada às primeiras horas da manhã de hoje, sábado, dia 11 de fevereiro, com as necessárias alterações de trânsito e sinalização, e vigorará «até que sejam repostas as condições de segurança exigidas».

A Câmara de Lagos acrescenta que esta informação será atualizada assim que existam novos dados disponíveis, «nomeadamente sobre a criação de percursos alternativos e/ou obras provisórias que permitam minimizar o impacto da interdição de circulação na Ponte D. Maria II».

A autarquia afirma-se ciente «dos inevitáveis transtornos que esta situação temporária irá provocar no quotidiano dos utilizadores desta zona (residentes e visitantes)», mas apela «à compreensão e colaboração de todos».

Comentários

pub